Minicursos

Os minicursos acontecem  nos dias 13 e 14 de fevereiro de 2014.  Serão disponibilizadas 20 vagas para cada minicurso e o certificado de participação será de 8 horas.

Horário: 14h00-18h00: com intervalo a definir pelos ministrantes

Minicursos:

  • Narrativa transmídia, ética e novos processos produtivos no jornalismo (Elaide Martins/Unifap)

Objetivo:  Abordar, discutir e refletir sobre as apropriacões da narrativa transmídia (NT) pelo jornalismo, explorando-se exemplos de reportagens publicadas em veículos nacionais e regionais. Pretende-se, ainda, abordar os conceitos da NT e da ética, as especificidades da narrativa para determinados veículos e os impactos dessa nova forma de narrar histórias na praxis jornalística, tanto nas questões ética quanto nos processos produtivos. Após a abordagem conceitual, o grupo fará exercícios práticos construindo uma narrativa transmídia para veículos distintos.

Perfil: Elaide Martins é professora-doutora no curso de Jornalismo da Unifap, responsável pela área de Telejornalismo.  É sócia do Intercom e da SBPJor e desenvolve pesquisas sobre a transmidialidade no jornalismo.

  • O Fotojornalismo na Contemporaneidade (Luciana Macedo/Unifap)

Objetivo: O objetivo é provocar a análise do papel do fotojornalismo na contemporaneidade.

Conteúdo: O fotojornalismo reconfigurado pelos processos midiáticos da web, usos e características do fotojornalismo digital na contemporaneidade, a circulação de conteúdo no fotojornalismo contemporâneo, o coletivo fotográfico – autoria e fotojornalismo em tempos de circulação em rede.

Perfil: Luciana Macedo é mestre em Sistemas de Gestão, ênfase em Qualidade Total. É professora da Universidade Federal do Amapá no curso de Jornalismo, ministrando as disciplinas: Introdução à Fotografia, Fotojornalismo e Planejamento Gráfico. Organizou seis exposições fotográficas individuais.

  • Mídia, Ética e Cidadania (Lilyan Rodrigues/Unifap)

Objetivo: Discutir os conceitos de mídia, ética e cidadania, separadamente e em relação, questionando o ethos midiático posto em questão a partir de demandas insurgentes dos direitos humanos no que tange a liberdade e a expressão. Estabeleceremos uma conversa entre o grupo, disparada por vídeos, reportagens e textos para levantar hipóteses sobre a atualização da ética midiática neste início de terceiro milênio.

Perfil: Lylian Rodrigues é professora da UNIFAP, no curso de jornalismo, pesquisa as estruturas da esfera social em vias de midiatização a partir de políticas públicas, movimentos sociais, imprensa e experimentações jornalísticas.

  • Rádio, TV e sua Interatividade com as Redes Sociais (Rodrigo Juarez/Rádio Difusora de Macapá)

Briefing: Nos tempos atuais, o jornalismo radiofônico e televisivo tornou-se muito mais interativo e as redes sociais são fundamentais neste sistema. A busca pela audiência e popularização da internet, através de sua acessibilidade, levaram as “Redes” a se adequarem a esta nova realidade (em que a informação pode ser buscada e adquirida de forma mais célere) e a desenvolverem formas de se conectar com o público. Com isso as emissoras migraram para as principais redes de relacionamento (facebook, twitter entre outros) já com equipes dedicadas a esta realidade de informar de forma dinâmica e em poucos caracteres. Porém, sem deixar de trabalhar e repassar a informação de forma verídica e com responsabilidade.

Conteúdo: A nova realidade do Rádio e da TV. O uso das Redes Sociais pelas emissoras. Conteúdo adequado e a preparação da equipe. Como utilizar corretamente as Redes Sociais. A busca pela informação correta. Alcance e velocidade da informação. Leis: Lei 12.737/2012 ou “Lei Carolina Dieckmann” sobre crimes na internet. A discussão do Marco Regulatório da Internet. Liberdade de Imprensa.

Perfil: Rodrigo Juarez é bacharel em Comunicação Social, Especialista em Rádio, TV e Multimídia. É Apresentador e comentarista na Rádio Difusora de Macapá e Assessor de Imprensa do Senado Federal.

Deixe um comentário